Frete incluído em todos os ítens

Guia de compra de raquetes

1-Primeiramente gostaria de falar  sobre a escolha do tamanho do cabo(grip),  já que este é um assunto muito importante. Tamanho do cabo ou do grip é um exemplo semelhante ao tamanho de um  calçado. Assim como uma pessoa de 1.90m usa um calçado com um tamanho maior,  logicamente ele terá que usar um tamanho do cabo maior, simplesmente porque esta pessoa terá as mãos maiores.

A escolha errada do tamanho(espessura) do cabo pode causar dores no ombro, dores no cotovelo, que se tornam o famoso tennis elbow, muito comum em pessoas que praticam tennis. É válido lembrar que tennis elbow não é somente causado pela escolha errada do grip( na maioria das vezes jogar com o tamanho menor do que o recomendado), mas sim por vários outros fatores, mas este está entre os mais comuns. O grip é medido em polegadas(inches), cada polegada é equivalente a 2.5cm e os tamanhos variam,  entre 4 (grip 0 ou Lo) até 5 e 1/4 usado por Ivo Karlovic. Ex- 4 3/8 = 4 polegadas e 3/8 de uma polegada, quem quiser calcular em cm sinta-se a vontade, mas a medida padrão é esta.

Obviamente pessoas com a mesma altura podem ter mãos maiores do que pessoas com a mesma altura, mas esta recomendação poderá ter suas excessões influenciada pelo tipo de pegada que usada pelo jogador. Jogadores com a altura:

 

tamanho do grip 150x150 Guia de compra de raquetes

 

 

 

1-de 1.89m para cima-deveriam usar no mínimo o grip L6 ou 4 3/4

2-entre 1.82m e 1.89m-deveriam usar no mínimo o grip L5 ou 4 5/8

3-entre 1.74m e 1.81m-deveriam usar no mínimo o grip L4 ou 4 1/2

4-entre 1.67m e 1.73m-deveriam usar no mínimo o grip L3 ou 4 3/8

5-entre 1.61m e 1.66m-deveriam usar no máximo o grip L2 ou 4 1/4

6-entre 1.53m e 1.60m-deveriam usar no máximo o grip L1 ou 4 1/8

7-abaixo de 1.52m qualquer um deveria usar o grip L0 (grip 4) ou L1(grip 4 1/8).

Este é um guia  correto usado pelos PTR do USTA, mas existem excessões e o tamanho usado também é influenciado pela pegada. Se você usa a pegada eastern para sua direita fique com o tamanho maior, se você usa a pegada Western(full) use o tamanho menor.

Ex-

um jogador de 1.80m

pegada eastern tennis east grip 150x148 Guia de compra de raquetes-a sugestão seria o grip  4 1/2 ou 4 5/8

pegada western tennis west grip 150x115 Guia de compra de raquetes-a sugestão seria o grip 4 1/2 ou 4 3/8

2- Qual raquete escolher?

Escolher uma raquete pode ser algo bem complicado, especialmente para jogadores de nível alto que já jogam por muito tempo.

2.1-Sendo iniciante você deve procurar por uma raquete com o tamanho da cabeça maior, de 105 até 120.

Quanto maior o tamanho da cabeça da raquete maior o sweet-spot da raquete, desta forma você poderá achar o sweet spot mais facilmente do que com raquetes menores e assim livrar seu braço, ombro e seu corpo em geral das vibrações, que pouco a pouco, depois de muito tempo causam problemas físicos. Pessoas que já tiveram ou têm problemas de tennis elbow sofrem muito com isso, e se vocês não precisam passar por isso porque passar por esta experiência?

Outro fator importante é o peso. Devido ao seu corpo não estar acostumado com os movimentos feitos quando se joga tennis, o peso ideal para quem começa seria no máximo de 300g com corda, dependendo o biotipo a sugestão seria ao redor de 250g até 280g com corda. A bio-mecânica do tennis é muito dura no corpo e tentar jogar e aprender a técnica com uma raquete pesada com certeza levará a contusão e pode causar problemas sérios nos tendões além de levar mais tempo para se aprender e ainda causar uma frustração grande que pode levar a desistência.

Existem várias raquetes no mercado com as últimas tecnologias desenvolvidas para favorecer ao iniciante um aprendizado mais fácil do que nas décadas de 70 e 80 onde os jogadores jogavam com raquetes de 350g, 400g com grips  L5(4 5/8), L6 (4 6/8)…

2.2- Tendo um nível intermediário.

Se você já está familiarizado com a bio-mecânica do tennis, já sabe como bater na bola, como produzir topspin… sua escolha já começa a ser um pouco mais complicada.Neste caso alguns fatores terão que ser considerados, tais quais:

2.2.1-Tamanho da cabeça: quanto maior, mais potência menos precisão. Quanto menor, mais controle e precisão

2.2.2-Padrão de cordas:quanto mais fechado, mais controle direcional, menos spin. Quanto mais fechado mais reto você baterá na bola, menor a altura que a bola passará em cima da rede. Exemplos:

18×20, 18×19, 16×19,16×18 estes primeiros são mais comuns, estes 2 últimos menos 16×17, 14×18… outros padrões podem estar disponíveis , mas são bem mais raros.

2.2.3-Peso- quanto menor o peso mais fácil é a manuseabilidade da raquete, menos trabalho você tem. Se você está em um nível intermediário, provavelmente uma raquete entre 280g e 320g com corda seria o ideal, dependendo de seu nível técnico. Raquete mais pesada faz com que você tenha que ser mais rápido com suas pernas e com seu swing, pois se chegar atrazado para bater na bola com certeza sua bola ou ficará na rede ou será batida no aro etc. No saque também você terá mais dificuldades.

2.2-Nível avançado-

Se você se encaixar nesta categoria, você provavelmente já tem a sua bio-mecânica desenvolvida, uma técnica boa e uma experiência com raquetes e provavelmente você já tem suas preferências.

Neste caso os critérios mencionados para jogadores de nivel intermediário ainda se aplicam aqui, mas se ampliam ainda mais e consideraremos também:

2.3.1-Flexibilidade- conhecida através dos números do RDC ou RA… esta medida mostra mais ou menos o quanto uma raquete é confortável. Quanto maior a flexibilidade, mais a raquete se flexiona para trás quando em contato com a bola,mais tempo a bola fica em contato com as cordas e menos potência você tem. Quanto menos flexível o inverso acontece. É válido lembrar que esta medida do RDC é uma idéia somente da flexibilidade da raquete. As máquinas que fazem a medida de flexibilidade fazem esta medida no triângulo,ou no “V” da raquete, mas algumas raquetes apresentam uma diferente flexibilidade e espessura do aro diferente  no “triângulo” e na cabeça, e assim você pode ter uma sensação diferente do que o que você esperaria dos números, portanto esta medida não é sempre 100% verdadeira com relação a maneira que a raquete se comporta e ao conforto oferecido.

2.3.2-Quanto mais fino é o aro da cabeça da raquete, menos potência você terá, mas mais “feel” e precisão você terá , já que você sente mais a bola na raquete c0m um aro fino.

2.3.3-Comprimento-Quanto mais longa é a raquete mais potência e mais alcance você tem, mas em contra-partida você terá uma raquete com uma manuseabilidade menor e com um swing-weight maior. Raquetes longas estão aos poucos estão ganhando seu território devido das vantagens serem maiores do que as desvantagens. Raquetes longas são mais usadas por jogadores que usam esquerda com 2 mãos e por jogadores de baixa estatura ou não tão altos.

Exs-Mardy Fisch, Andy Roddick, John Isner, além de outros, usam raquetes com 27.5 in, Fernando Gonzalez usa sua raquete com 27.25, David Nalbandian, Juan Monaco, Nicolai Davydenko, David Ferrer, Juan Carlos Ferrero usam raquetes com 28 in de comprimento.

2.3.3-Swing-weight- Este é um critério muito importante para jogadores de nível avançado. O swing-weight é o peso que você sente da raquete quando ela está  em movimento . Uma raquete com 300g pode ter um swing-weight de 340. Quando a raquete colide com a bola, duas forças se interagem e assim como a raquete empurra a bola, a bola também empurra a raquete. Quanto menor o swing-weight mais a bola empurra e move  a raquete e quanto maior o swing-weight mais a raquete controla a bola ,menos a raquete é empurrada e menos sua direção é mudada pela bola e mais força de seu peso ela aplica na bola.

Quanto maior o swing-weight mais difícil fica de mover a raquete no ar, mais difícil é de mudar a direção da raquete. Quanto menor o swing-weight mais força do seu swing será exigido para produzir potência.

2.3.4- Balanço- é o ponto de equilíbrio da raquete. normalmente este balanço é mostrado em HL(head light), HH(head heavy) ou mm. Quanto mais o balanço da raquete está voltado para a cabeça mais peso da raquete estará naquela região, portanto mais potência, e menos manuseável a raquete é.

Vibrações?

Ocorrem devido à qualidade do material e design. Grafite com menor densidade e pureza as vibrações navegam através das fibras e chegam ao seu corpo. Raquetes ocas são propícias para propagação das vibrações, especialmente aquelas em que o cabo é oco também. Raquetes que apresentam o cabo oco são raquetes da Wilson( a maioria), Babolat, HEAD, Prince, Dunlop. A linha Six One da Wilson, Tecnifibre e Yonex não apresentam os cabos ocos, esta é uma maneira de conter as vibrações. Yonex foi a empresa que iniciou este processo de encher o cabo com uma espuma anti-vibração especial, desde o início dos anos 80 as raquetes da Yonex já vinha com esta “tecnologia”. Este processo agora utiliza também o silicone em algumas marcas nas raquetes especiais dos profissionais.


Conforto???

Esta é uma variável inter-relacionada à flexibilidade da raquete, qualidade do material usado, e design, no entanto muita gente apenas olha a medida no RDC, RA e pensa que quanto menor esta unidade mais conforto eles conseguem. Bem, eu tenho uma má notícia para quem pensa desta maneira. O conforto está mais relacionado aos materais usados do que à medida flexibilidade. Não preciso ir muito distante para provar isso. Somente compare uma raquete Yonex com RDC 70 e uma Babolat com RDC 70, com a mesma corda e tensão. Raquetes como a VCORE 100S, EZONE 100, SFIT 3, SFIT5, Volkl V1 Classic, têm na verdade ajudado alguns de meus clientes a se recuperarem de tennis elbow, outras como RQiS 1 Tour, VCore 95D, RDiS 200, Ultimum RD ti 80, VCon x18, Volkl C10 Pro, Power Bridge mid, estão entre as mais confortáveis do mercado devido à qualidade.

Geração de TopSpin-

A geração de topspin é influenciada por vários fatores tais quais:

técnica(o mais importante na minha opinião), cordas usadas, padrão de cordas, pegada usada , raquete e tamanho da mesma.

Estaremos falando apenas dos fatores influenciados pela raquete.

Tamanho da raquete- Quanto maior o tamanho mais spin gera de uma certa forma para mesmo padrões de corda. Talvez o fator mais importante seja no design da raquete, quando eles determinam o espaço entre as cordas. O espaço que as cordas estão entre ela é o fator mais importante.

Ex- Olhando e comparando 2 raquete que apresentam praticamente as mesmas especificações você poderia induzir que elas geram o mesmo topspin, correto?

Para provar que o design da distãncia entre as corda é o que influencia eu resolvi comparar 2 raquetes que eram muito similares, inclusive pertencem à mesma empresa e são feitas na mesma fábrica.

Boris Becker mid   VS    Volkl DNX 10 mid

Eu era usuário da Volkl DNX 10 e fui por muito tempo e conheço esta raquete melhor do que qualquer outra mas sempre teve algo que não me satisfazia que era o topspin, não que era ruim, mas eu precisava mais topspin.

Quando em teste com a mesma corda e mesma tensão ficou claro que embora muito parecidas em jogo elas eram bem diferentes. No caso do topspin a diferença foi bem aguda, então ficou provado que 2 raquetes com 16×19, mesmo tamanho, que o design da Boris Becker foi melhor para gerar topspin.

Provando que só o tamanho também  não faz a diferença ,depois de ouvir muito de alguns dos meus clientes falando que a Yonex RDS mid gerava muito spin e mais do que a raquete que jogava( Volkl DNX 10 mid), eu decidi fazer alguns testes.

Testei a Yonex RDS mid(16×18) 90, volkl DNX 10 mid(16×19) 93, Wilson BLX Tour 90(16×19), Yonex R-23 90(16×19) e Head Youtek Prestige Mid 93(18×20 tamanho real ao redor de 89,90) todas com a mesma corda (MSV Heptatwist 1.25) e mesma tensão (55X53).Resultados em escala de 0 a 10-

1-RDS mid-esta gera mais spin do que todas raquetes com tamanho 90 e algumas 93 e 95.  – 10

2-Wilson BLX Tour 90-mesmo com 16×19 ela teve uma excelente geração de spin- 8

3-Yonex  R-23- gerou um spin bom, mas não o tanto que eu esperava. -8

4-Volkl- DNX 10 mid- 5

5-Head Youtek Prestige Mid-em bolas vindo de slices perto do chão ficou bem difícil entrar embaixo da bola devido ao padrão fechado. – 2

A Yonex RDS mid gera um melhor topspin do que qualquer raquete com tamanho 90 e mais do que muitas com tamanho 93 e 95 , devido ao design. Lembrando que estamos somente falando de geração de topspin, e não das outras características de raquetes.

Se você estiver com alguma dúvida em escolha de sua raquete e corda entre em contato com quem realmente entende e nos envie um email.

Estamos também informando que a maioria das empresas(Babolat, Prince, HEAD, Wilson, Pacific e Dunlop) na verdade  somente coloca a pintura de raquetes de uma coleção nova na raquete dos profissionais, mas a raquete que eles jogam são totalmente diferentes das raquetes que são vendidas ao público e o exemplo mais claro é a HEAD, onde nenhum jogador  usa os modelos vendidos ao público. Se você pensa que o Djokovic, Soderling, Murray, Federer, Nadal, Roddick mudam de raquete de 2 em 2 anos, estamos clarificando que eles usam as mesmas raquetes desde que eram juniores e raramente mudam de raquete. A composição das raquetes deles é bem diferente das que eles fazem propaganda. Novak começou com a HEAD, mudou para Wilson, onde ele teve 2 protótipos antes de chegar ao seu ideal, e com o último ele têm tido este sucesso imenso, mas lembre-se que a raquete não joga sozinha, fazer a diferença faz.

As únicas empresas que vocês compram o que os jogadores usam são Yonex  e Tecnifibre, e estas são empresas que por não pagarem muito não tem muitos jogadores jogando com as raquetes deles mas de longe não significa que eles não fazem excelentes raquetes. Mesmo assim cada tenista tem uma necessidade e por isso mesmo as raquetes sendo as mesmas no início o produto final é diferente.

Todas as outras empresas usam modelos especialmente feitos para os jogadores deles, que são vendidas , no mercado negro à preços altíssimos quando disponíveis. Às vezes encontramos alguns destes modelos pricipalmente da Head e quem tiver interesse nos envie um email informando sobre a raquete que tem interesse. Na verdade não deveríamos falar sobre isso, mas acho que seria uma obrigação em esclarecer este detalhe e deixar todo mundo saber.

Quantidade de raquetes!

A quantidade ideal seria 2 raquetes no mínimo. Assim você pode ter uma com seu acerto preferido e outra para testes de cordas etc.

A terceira raquete seria ideal, pois desta forma para a prática de saques você poderia ter uma com multifilamento ou synthetic gut , para fazer com que você não machuque ou não force muito seus ligamentos e tendões do ombro. Praticar 150, 200 saques com corda polyster pode não ser  uma boa idéia, longe de ser na verdade. Se você estiver aprimorando sua técnica não aconselho de maneira alguma cordas duras, devido à quantidade vibrações que estas cordas proporcionam.

Como corrigir a falta de spin de sua raquete devido ao padrão de corda?

Fiz um teste com a raquete Volkl DNX 10 mid(uma das minhas raquetes favoritas de todas) e pulando duas cordas cruzadas  e portanto mudando o padrão de 16×19 para 16×17, foi possivel melhorar o acesso ao spin tremendamente.

Nenhum problema estrutural foi causado com esse teste, mas não aconselho isso para quem usa algumas marcas de raquetes, pois nem todas tem a mesma qualidade da Volkl.

Coleção nova , raquetes melhores?

Este é um caso interessante, pois a maioria das pessoas pensam que porque uma coleção nova está sendo lançada as raquetes serão melhores. A maioria das empresas quase nuncam mudam as raquetes, ao ponto de somente se notar uma diferença na pintura. As empresas que fazem modificações podem ter as novas raquetes visando um outro grupo de jogadores, e isto não significa que as novas raquetes serão melhores(mas podem ser), e em alguns casos as novas raquetes quando diferentes podem ser piores do que as antigas. Empresas como HEAD, Wilson e Babolat devido ao sucesso de vendas mudam pouquíssimas coisas, ou quase nada, tudo fica como normal, ou seja, o que importa é a pintura ou a performance da raquete?

Com certeza existe uma empresa ou outra que faz produtos com melhor qualidade do que a maioria, quando você ver high modulus graphite na composição da raquete você pode ter certeza que a qualidade é melhor, porque este grafite é mais puro e dá um feel melhor.


Controle de qualidade- Devido à competição acirrada neste mercado, algumas empresas trazem os melhores produtos para os mercados mais competitivos, sendo Japão, países do oeste europeu e EUA. O mercado americano consume mais de 50% da produção mundial de raquetes, e assim o controle de qualidade deve ser mais apertado para o material vendido aqui. Devido  à esta competição o mercado americano, japonês e dos países de primeiro mundo no oeste europeu recebem as raquetes com melhor controle de qualidade, e as que não passam neste controle de qualidade são enviadas aos países do leste europeu, América Latina e para o resto da Ásia.

Estas são algumas informações básicas que gostaríamos oferecer , estes conceitos e resultados vão bem mais adiante.

Estamos oferencendo um serviço de orientação ou consulta pessoal em que se o cliente quiser, nós iremos escolher uma raquete que melhor se adapta a ele. Este é um serviço bem eficiente que fazemos aqui, um a um, e que tem sido muito bem suscedido. O preço será de $50 reais por hora, pagamento feito antes e depois faremos uma entrevista pessoal com um questionário para recomendar uma raquete que melhor se adapte ao seu estilo.

Recebo emails quase todos os dias sobre o assunto qual a melhor raquete, qual a melhor marca etc…


A melhor raquete é a que melhor te faz com seu tipo de jogo, se você tem 3/4 anos você não tem jogo ainda, você esta desenvolvendo. Jogo é quando a pessoa tem todos os saques e consegue colocá-los e usá-los com estratégia, jogo é quando a pessoa tem alguns padrões já desenvolvidos, direita cruzada, paralela, depois que do retorno de saque onde a pessoa sabe e consegue de uma certa forma aplicar os golpes e tática.

Quanto as melhres marcas aqui está a lista:

1- Yonex, não há discussão, queiram ou não, aconselho que busquem uma raquete que lhe agrade desta marca,  pois performam melhor do que qualquer outra raquete de outra marca. Design, qualidade, tecnologia e performance estão em primeiro, por uma longa distância.

2-

3- Volkl, atá a linha DNX eu gostei muito, Power Bridge piorou um pouco, mas a Organix caiu ainda mais.

4- Boris Becker, Wilson ( Six One)

5-Dunlop, Pro Kennex, Pacific, HEAD Prestige, HEAD Radical

6- Head e Wilson.

7-Babolat e Prince.